Início INTERNACIONAL Trump adia mudança de embaixada dos EUA em Israel para Jerusalém.
Trump adia mudança de embaixada dos EUA em Israel para Jerusalém.

Trump adia mudança de embaixada dos EUA em Israel para Jerusalém.

5
0

 “A questão não é se essa mudança irá acontecer, mas quando”, afirmou a Casa Branca

Durante sua campanha presidencial, Donald Trump, prometeu mais de uma vez mudar a embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém. Antes de tomar posse já havia indicado como novo embaixador dos EUA em Israel David Friedman, advogado que afirmou querer trabalhar “na capital eterna, Jerusalém”.

Em sua primeira viagem oficial como presidente, mês passado, Trump esteve no Muro das Lamentações, onde fez uma oração. Acreditava-se que ele faria o anúncio, mas ele protelou.

Nesta quinta-feira (1), ele anunciou oficialmente que está adiando a decisão como parte de seu plano de paz para o Oriente Médio. Vários países islâmicos disseram que tal anúncio equivaleria a uma declaração de guerra.

Quase todos os países que mantém relações diplomáticas com Israel possuem embaixadas em Tel Aviv, pois recusam-se a reconhecer Jerusalém como a capital do Estado judeu, preferindo seguir as declarações da ONU que se trata de “território internacional”.

Esse status não é dado a nenhuma outra cidade do mundo e na verdade é uma estratégia dos palestinos que também desejam estabelecer a capital de seu futuro estado em Jerusalém Oriental.

A Casa Branca frustrou as expectativas dos apoiadores de Israel com uma nota oficial lida pelo   porta-voz Sean Spicer. Ele contemporizou, afirmando que “A questão não é se essa mudança irá acontecer, mas quando.” Ao mesmo tempo, negou que essa desistência temporária seja um recuo do “forte apoio a Israel” do presidente Trump.

Por sua vez, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou ter ficado “desapontado” com o anúncio. Porém, lembrou a “amizade” de Trump com Israel e disse acreditar no “compromisso” do presidente com a mudança da embaixada no futuro.

Fonte: Das agências

(5)

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *